Publicidade

Como exibir a taxa de atualização da tela do seu smartphone Android em tempo real

Nos últimos tempos, o termo FPS ganhou importância para os usuários de tecnologia, principalmente para os gamers. Esse termo determina a taxa de atualização de tela, ou a velocidade que as imagens são reproduzidas na mesma.

Este é um elemento considerado fundamental para aqueles que desejam ter o melhor desempenho possível durante os jogos. E medir essa taxa virou uma verdadeira obsessão dos gamers.

Nos computadores e videogames, medir a taxa de FPS se tornou algo comum. Mas nos dispositivos móveis, isso é mais raro. Por isso, vale a pena mostrar qual é o procedimento para a consulta desse item nos smartphones Android.

Como mostrar a taxa de atualização de tela no Android
Também conhecida como frequência de atualização, essa taxa de atualização ou FPS mostra o número de vezes que a tela acende e apaga para exibir as imagens. Essa taxa é medida em hertz (Hz), ou seja, 60 Hz significa que a tela acende e apaga 60 vezes por segundo.

Quanto maior a taxa de atualização, mais fluída vemos a imagem na tela. Principalmente nos jogos, que contam com animações complexas. Essa frequência afeta diretamente no comportamento do smartphone em aplicativos e jogos, onde alguns dispositivos adaptam essa taxa de acordo com a necessidade de momento.

Para verificar qual é essa taxa de atualização no seu smartphone Android, você precisa recorrer às opções para desenvolvedor do dispositivo, que podem ser acessadas desta forma:
  1. Acesse as ‘Configurações’ do telefone.
  1. Em ‘Configurações’, navegue até ‘Informações do telefone’ na parte inferior.
  1. Agora, localize ‘Build number’ e clique neste item dez vezes seguidas. Conforme você vai pressionando, o smartphone informa quantos toques ainda faltam para terminar o processo.
  1. Ao concluir o passo anterior, as ‘Opções do desenvolvedor’ estão ativadas.
As opções de desenvolvedor ficam ocultas no Android, e é por isso que você precisa realizar o procedimento. Agora, vamos mostrar como você pode ver a taxa de atualização em tempo real no smartphone:
  1. Acesse as ‘Configurações’ do telefone novamente.
  1. Entre no item ‘Sistema’.
  1. Dentro dele, acesse o item ‘Avançado’.
  1. Acesse o novo item ‘Opções para desenvolvedores’.
  1. Procure pelo item ‘Depuração’ e, depois, ‘Mostrar frequência de atualização’.
  1. Ative a chave indicada, e você vai ver número sobreposto na tela. Esse número indica a frequência de atualização da tela em Hertz (Hz).
Conclusão
Desta forma, você pode verificar a taxa de atualização de tela do seu smartphone, e como ela pode variar conforme o tipo de uso que você dá ao smartphone.
Para jogos, a taxa pode ser maior. Para vídeos, um pouco menor. Para o uso do sistema operacional, a frequência pode ser menor ainda.
Telas que contam com ajuste dinâmico de frequência de atualização de tela vão indicar uma maior variação nesse valor.
Vale a pena fazer o experimento.

DOWNLOAD

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
×

Ja visitou o nosso site de jogos HOJE ? Jogos Online Wx

X