Montar um Computador para Jogos: O que Preciso?



Montar um computador para jogos é o desejo que muitos amantes de gamer tem, porém a dificuldades que muito encontram é saber quais as peças necessárias e como fazer a escolha de cada uma delas de forma ordenada.

No artigo de hoje, abordaremos sobre quais as peças necessárias para montar um PC gamer e como fazer a melhor escolha. Então, confira nossas dicas!

Peças necessárias para montar um computador para jogos

Na montagem de um PC Gamer, você precisará de várias peças e as mesmas precisam ser de boa qualidade, alta performance e, já que elas vão ser para atividades constantes, deverão ser apropriadas para tal função.

Vejamos o que é preciso para montar uma máquina potente para rodar jogos atuais:

O tamanho do gabinete pode não interferir na performance, porém ter mais espaco pode ajudar muito na refrigeração, nos upgrades e até no uso de mais placas de vídeo.

Outro ponto importante, a levar em consideração, será acerca do design. É inviável comprar um gabinete lindo e com a lateral de vidro, se você pretende deixar o equipamento escondido em baixo da mesa.

Também é importante ficar atento com a Compatibilidade com a placa-mãe, pois, esse é um ponto importantíssimo e que não deve passar despercebido na hora da escolha.

Antes mesmo de escolher, defina qual será o processador a ser utilizado na placa mãe, isso é algo importante para que a montagem do PC ocorra de maneira harmônica e venha dar tudo certo. Leia os demais tópicos para entender o porquê.

Como escolher um Processador para pc gamer?

Processador

Antes de escolher a placa-mãe, defina o tipo de processador que irá utilizar e fique atento a alguns detalhes importantes para que haja compatibilidade e que tenha uma boa compra.

Já que o foco aqui é uma máquina para jogar, tenha em mente que, os processadores mais eficientes da atualidade são: os da intel core i5, i7 e i9, e os da AMD Ryzem 3, 5 e 7. Mas, mesmo com essa informação, ainda é pouco para determinarmos qual a melhor opção, então, fique atento aos detalhes importantes à seguir.

  • Gabinete;
  • Processador potente;
  • Placa-Mãe (compatível com o processador);
  • Placa de Vídeo;
  • Memória RAM;
  • Armazenamento (HD ou SSD);
  • Fonte para alimentação;
  • Sistema operacional.

Agora, vamos ver um guia completo acerca de cada peça do computador, para que serve e como fazer a melhor escolha possível:

Como escolher o Gabinete para o computador gamer?

Esse é um dos itens que você deve ter mais cautela na escolha, ele é um dos fatores determinantes para as demais peças. Muitos pensam que a escolha dele é apenas por questão do visual, mas vai muito além disso.

Por que escolher o gabinete certo?

Normalmente, os gabinetes possuem três tamanhos, sendo eles: torre completa, meia torre e os minitorres. Em cada modelo de PC pode ser usado diferente tipo e tamanho de gabinete.

Antes de escolher o tamanho do gabinete, faça duas perguntas para você mesmo, que são elas: qual será o tamanho da placa mãe que será utilizada? Você pretende fazer futuros upgrades?

Quantidade de núcleos: O ideal é adquirir um processador com vários núcleos, pois os jogos atuais estão cada vez mais exigentes. O bom é pelo menos quatro núcleos que é a quantidade suficiente para dar conta de jogos, mesmo os mais exigentes.

Clock: Um processador para rodar jogos deve ter um clock básico acima de 2.8. Pois, números abaixo disso não trazem bons resultados. Lembre-se que o foco aqui é um pc para jogos.

Como escolher a Placa mãe?

placa mãe

Fique atento e muita cautela nesta hora! A placa-mãe será a base para as outras peças do seu PC.

Antes de comprar a placa mãe, você precisa definir qual será o tipo do processador que irá instalar na sua máquina. Sua placa mãe deverá ser compatível com o processador.

Vale lembrar que, uma placas-mãe fabricada para integrar processadores Ryzen não poderá ser usado um processador da Intel i.

Você pretende fazer overclock? Se sim, precisará adquirir uma placa-mãe que seja compatível.

Independente se voce escolheu um processador da AMD ou Intel, será preciso saber qual a geração ou família de processadores que ele pertence. Isso vai definir qual o tipo de soquete sua placa precisa ter.

Se você achar muito complexo, o processo de escolha desse hardware, procure um profissional qualificado para tirar suas dúvidas e, se necessário, até ajudar nas compras. A placa mãe precisa de uma atenção especial na hora da compra e será a partir dela que as demais peças serão conectadas.

Como escolher uma Placa de video?

Como escolher uma placa de vídeo
Fonte da imagem: pxhere

A placa de vídeo é um componente muito importante no computador, no PC gamer ela é uma peça obrigatória. A mesma é responsável por fazer as imagens serem transmitidas para o monitor e dependendo do tipo ou modelo, as imagens poderão ter gráficos mais realistas ou nem tanto assim.

Quando compramos um computador já montado, na maioria das vezes, a placa de vídeo vem integrada ao processador. Já que não estamos montando um computador básico, para fazer currículos dos candidatos ou para os estudos, mas sim preparando um computador exclusivamente para jogos, então o ideal é ter uma placa de vídeo dedicada.

Sabemos que a placa de video é um dos componentes que custam mais caros no PC. O certo, para o orçamento não ficar muito caro, é definir o valor máximo que pode pagar por uma e, após isso, pesquisar pelo melhor custo benefício na faixa de preço estabelecido.

Mas, antes de sair comprando qualquer placa gráfica, identifique primeiramente o tipo dos slots da sua placa-mãe, ele será fator determinante para que você compre a GPU certa.

Se você tiver dificuldades para isso, peça ajuda de quem entenda. Também é possível informar o modelo e tipo de placa-mãe, no site de venda da placa gráfica desejada, e deixe uma mensagem para o vendedor perguntando se a mesma é compatível.

Também é preciso ficar atento, pois quanto melhor for a placa de vídeo, maior será o consumo de energia. Sendo assim, necessitará de uma fonte mais potente.

As placas de vídeo mais potentes chegam alcançar taxas de FPS maiores nos jogos. E se você quer jogar a 60fps, um monitor de 60Hz pode dar conta do recado. Porém, se você deseja um monitor gamer com imagens mais rápidas e com fluidez será necessário adquirir um de 144 Hz, 240 Hz ou mesmo um de 360 Hz.

Quantidade de Memória RAM necessária 

Memória Ram

Não há de negar que quanto mais memória RAM, melhor será a performance na execução dos jogos. Porém, 8GB de RAM é o suficiente para rodar a maioria dos jogos atuais.

Mas, se você deseja turbinar sua máquina e prepará-la para praticamente tudo, 16gb será mais do que justo. E montar um PC com 16 gb é como se tivesse se preparando para as evoluções futuras dos jogos.

Armazenamento HD ou SSD para montar um computador?

Hd ou Ssd

Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam montar um computador para jogos: HD comum (Hard Drive) ou Armazenamento SSD? Vamos entender um pouco sobre cada um e analisar qual será o melhor para cada caso.

Atualmente, os SSDs tem ganhado o gosto da população gamer, isso porque, eles tem um papel importante para quem deseja maior velocidade no tempo de resposta, eles aceleraram o carregamento das tarefas. O SSD tem maior rapidez tanto na inicialização do sistema assim como para abrir programas e jogos, porém seu valor está muito a cima do HD comum.

Já os HDS comuns têm vantagem no preço e no tamanho do espaço, tendo em mente que é possível encontrar HD com até 2Tb com preço acessível. Se para o usuário o que importa mesmo é muito espaço para armazenar muitos jogos, ele pode ser até uma escolha bem pensada, mas se tratando de velocidade as coisas podem não ser tão satisfatórias assim.

Também, os HDs normais são mais frágeis, e, além disso, com o passar do tempo eles tendem a ficar lentos.

Agora, vamos supor que você optou pela velocidade e durabilidade dos SSDs e resolva comprar um, nesse momento tenha calma. Talvez não seja uma atitude sábia comprar um SSD de 120gb. Se resolveu comprar um armazenamento desse tipo, o ideal é adquirir pelo menos um com 480gb. Pois sabemos que jogos e programas pesados tende a ocupar muito espaço.

Também o usuário poderá montar o computador com um SSD e adquirir um HD externo de bom tamanho para auxiliar no armazenamento.

Fonte para pc de jogos
Fonte para alimentação

Para quem não sabe, a fonte de alimentação tem como responsabilidade em fazer a distribuição da energia para todos os componentes da CPU. Antes de comprar uma fonte, você precisa entender que quanto melhor e mais potente for seu novo PC, mais potente deverá ser a fonte para suportar toda estrutura.

Os principais componentes que consomem energia são: processador e placa vídeo. Nesse caso, o ideal é fazer uma consulta nas especificações de cada um dos hardwares da máquina e observar a quantidade de Watts de consumo de cada um. Com isso, você terá o balanço final do consumo.

Evite comprar uma fonte para funcionar “no limite” da alimentação. É importante dar uma folga extra, isso porque, as vezes precisamos utilizar jogos muito pesado e o consumo tende a aumentar.

Leve em consideração a qualidade de watts reais da alimentação e também, tenha em mente se futuramente haverá upgrades no novo PC, se no seu caso for sim, compre a fonte que suporte tais modificações. E por fim, evite comprar marcas desconhecidas.

Qual o melhor Sistema operacional para jogos?
Sistema operacional para jogos

No momento, o Windows 10, sem dúvida, é o querido por boa parte dos gamers. Existem uma infinidade de jogos que foram desenvolvidos para o sistema. Para ter ideia, no Windows 10, existem mais de 30000 títulos que estão disponíveis no Steam.

No caso do Linux, ele é utilizado por uma pequena parte de jogadores e esse sistema operacional ainda carece de qualidade. Já nos macOS, tem uma fatia de jogadores que o utiliza, porém o sistema não teve evolução nos últimos anos.

A dica é: utilize o sistema operacional que você já está costumado em utilizar, ou que você já tenha mais familiaridade. Mas, saiba que o Windows 10 é o melhor do momento.

Qual o melhor: Computador ja pronto ou montar um PC do zero?
Montar um Computador para Jogos

No mercado, tem computador gamer já pronto para uso, e que até vale a pena para quem não deseja se preocupar em montar peça por peça.

Alguns computadores armados vem com a placa de vídeo integrada ao processador, quem optar em adquirir um desses, o correto seria comprar uma boa placa separado e fazer a instalação, porém deve observar se a fonte irá suportar.

Mas, sem dúvida, montar um PC gamer do zero pode ser a melhor ideia para quem realmente quer montar uma máquina do jeto que sempre sonhou.

Conclusão:

Como percebemos, montar um bom computador para jogos serão necessários cuidados e sobretudo escolher as melhores peças e componentes, assim, no final vai fazer toda a diferença, pois o foco principal é performance e alto desempenho.

Então, defina o orçamento para a aquisição de um computador gamer e, após isso, pesquise muito seguindo as dicas que passamos aqui.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
close

buttons=(Accept !) days=(10)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !