Recent

Type Here to Get Search Results !

Sonic

Veja dicas de como ajudar seu filho a aprender brincando

 Veja dicas de como ajudar seu filho a aprender brincando

Aprender brincando é uma ótima opção para o ensino infantil. Todos sabem que é necessário estimular o interesse da criança e a ação de brincar é uma das principais ferramentas de aprendizado e desenvolvimento infantil.

Basicamente, é necessário aplicar a ludicidade no ensino, de forma que a criança realmente se envolva com o aprendizado. Porém, muitos pais não sabem como fazer o filho aprender brincando na educação infantil.

Para lhe ajudar nessa tarefa, prossiga com a leitura e receba algumas dicas!

Ludicidade: como seu filho pode aprender brincando em 6 dicas?

O ensino lúdico é uma ferramenta sempre presente no ensino infantil.”

O que é a ludicidade? Bem, o ensino lúdico propõe a utilização e o incentivo das brincadeiras na educação e formação do conhecimento. Por meio de brincadeiras de criança, é possível um desenvolvimento cognitivo muito mais espontâneo, rápido e fácil.

Enquanto brincam, as crianças aprendem a resolver problemas e desenvolvem diversas habilidades físicas, socioemocionais e de raciocínio. Algumas habilidades desenvolvidas pela ludicidade na educação infantil são:

  • Habilidades físicas, como coordenação motora grossa e fina;
  • Habilidades cognitivas, como resolução de problemas, lógica, imaginação e concentração;
  • Habilidades de linguagem, como oralidade, vocabulário e argumentação;
  • Habilidades socioemocionais, como o controle das próprias emoções.

Brincadeiras de criança fazem parte desse universo e permitem o crescimento saudável do cérebro. Veja agora para o seu filho como aprender brincando na educação infantil!

Aprender a escrever com papel e lápis de cores

Ao aprender brincando na educação infantil, a leitura e a escrita se tornam atividades muito mais divertidas. Nessa fase da vida, seu filho experimenta o novo vocabulário, começa a reconhecer as letras do alfabeto e exercita a imaginação pelas histórias.

A primeira atividade educativa que pode ser posta em prática envolve um papel e vários lápis de cores. Mostre para o seu filho um livro infantil com as letras do alfabeto e depois peça para ele escrever elas de maneira livre.

Gradualmente, vá mostrando a ele qual é a forma correta da grafia, chegando ao ponto em que ele vai escrever corretamente as letras.

Aprender a ler com o alfabeto móvel

Uma forma de estimular a leitura é o uso do alfabeto móvel. Nessa brincadeira, você cria seu próprio alfabeto em cartões e monta uma lista de palavras com as letras. Depois, associe essas palavras a desenhos e peça ao seu filho que diga o que significam.

Por fim, tentem montar juntos as palavras e comecem a treinar a leitura.

Aprender outras línguas com a culinária

A ludicidade na educação infantil também vale para o aprendizado de novos idiomas. A hora da culinária é útil nessa parte, já que é possível ensinar os ingredientes e ferramentas da cozinha na língua estrangeira.

Como se usa todos os sentidos na culinária, é possível aprender mais rápido um vocabulário internacional através das receitas.

Aprender outras línguas com o karaokê

O que não faltam são músicas infantis em línguas estrangeiras que pode usar num karaokê ou até numa coreografia. Por meio dessas brincadeiras – e também mostrando vídeos, áudios e a letra da canção – o seu filho aprende novas palavras pela repetição.

Aprender a contar com diferentes atividades educativas

A matemática, como ensinada na escola, é geralmente um pesadelo para as crianças. Porém, há uma forma de torná-la divertida – na verdade, há diferentes formas:

  • Quebra-cabeças com desenhos e números;
  • Jogo da memória;
  • Amarelinha;
  • Pular corda contando os pulos;
  • Massinhas de modelar com formas numéricas;
  • Cartões que apresentem as imagens de formas geométricas.

Aprender a tabuada com a internet

É possível aprender a tabuada com brincadeiras, entendendo as relações de multiplicação sem a necessidade de decorar. Na internet, dá para baixar jogos ou aplicativos que lhe ajudem a montar diferentes brincadeiras com a tabuada.

A ludicidade na educação infantil é tão importante?

Apesar das crianças terem uma pré disposição forte para novos conhecimentos, isso não significa que elas já estejam prontamente estimuladas. É necessário tornar o conhecimento divertido para que assim elas queiram aprendê-lo.

Aprender brincando é a melhor opção para o desenvolvimento infantil. Ao fazer isso, você nota que o conhecimento entra na criança muito mais rapidamente!


Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Receitas

Jogos Para Android OBS: FIFA , PES encontra agora aqui .

Below Post Ad

Comments

×