Recent

Type Here to Get Search Results !

Sonic

Quem é o criador do Pac-Man?

 No dia 22 de maio de 1980 chegou aos arcades japoneses um jogo que acabaria se tornando uma das principais e mais reconhecidas obras de toda uma indústria de entretenimento. Comer quadradinhos enquanto escapa das investidas de seus inimigos fantasmas, essa era a premissa de uma viciante e empolgante aventura. Saiba quem é o criador do Pac-Man e descubra mais sobre sua trajetória.

Criador do Pac-Man
Pac-Man é um ícone até hoje (Imagem: Divulgação)

Toru Iwatani: O criador do Pac-Man

Nascido em 25 de janeiro de 1955 no Japão, o jovem Toru Iwatani cresceu apaixonado por mangás. Durante muito tempo, a sua curiosidade sobre diversos assuntos o ajudou a ser um estudante autodidata sobre computadores, artes visuais e design gráfico. Ao se formar na universidade de engenharia de Tokai, ele se juntou à Namco em 1977 e passou a fazer parte da equipe de desenvolvimento de jogos.

Inicialmente, seu objetivo era o de trabalhar em máquinas de pinball, porém a oportunidade não surgiu. Seu primeiro título foi Gee Bee, uma mescla de jogo do estilo breaker com pinball lançado para os arcades em 1978. Logo depois, ao notar como o foco da indústria de games era totalmente direcionado aos homens, Iwatani decidiu trabalhar em algo que também apelasse para as mulheres.

Toru Iwatani
Toru Iwatani ao lado do pôster do filme Pixels (Imagem: Divulgação)

Dessa forma, em 1980, o criador do Pac-Man colocou sua obra prima nos arcades japoneses. Seu objetivo de chamar a atenção de mulheres e casais deu muito certo, pois ajudou a expandir o público das diversões eletrônicas. O jogo foi um sucesso de crítica e público, expandindo para uma franquia com vários títulos e outras obras como desenhos e moda.

Vale ressaltar que durante a sua carreira na indústria de jogos, Toru Iwatani trabalhou em mais de dez jogos. Pole-PositionGalagaRidge Racer e Time Crisis são algumas obras do designer e produtor. Seu último trabalho foi Pac-Man Championship Edition para o Xbox 360 em 2007.

Tem pra todo mundo

Ao se tornar o criador de Pac-Man, Toru Iwatani trouxe ao mundo um jogo que ultrapassaria as barreiras dos arcades e se tornaria um ícone da cultura pop. Além de lançar muitas sequências, spin-offs e reimaginações do clássico, a franquia da Bandai Namco alcançou uma grandiosidade pouco vista na indústria.

Abaixo você encontra algumas curiosidades.

  • Em junho de 2010, o criador de Pac-Man recebeu o prêmio do Guinness World Record por seu jogo ser o que alcançou o maior número de máquinas operadas por moedas instaladas no mundo: 293,822 ao todo;
  • Pac-Man se tornou um desenho animado pela Hanna-Barbera em 1982. Já em 2013 foi lançada a série animada Pac-Man and the Ghostly Adventures que durou três temporadas;
  • O Google criou uma brincadeira de Doodle clássico com o personagem em 2010;
  • Já foi possível jogar e assistir ao Pac-Man no prédio da Fiesp na Avenida Paulista em São Paulo;
  • Em 1983 foi lançado um cereal matinal com o personagem nos Estados Unidos pela empresa General Mills;
  • O personagem deu as caras em filmes como JoysticksPixelsScott Pilgrim e Detona Ralph;
  • Há roupas e acessórios com a marca do personagem em lojas como Target e Amazon;
  • Uma bebida energética com a marca oficial do Pac-Man foi lançada em 2015 pela empresa Gosu Toys;
  • Em 21 de abril de 2021, a Bandai Namco e a Nintendo lançaram para o Nintendo Switch o jogo Pac-Man 99 em formato Battle Royale.

A trajetória de Pac-Man e de seu criador Toru Iwatani andam juntas desde sua concepção. Você é fã dos jogos do personagem? Consegue alcançar uma boa pontuação? Conta pra gente!


Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Receitas

Jogos Para Android OBS: FIFA , PES encontra agora aqui .

Below Post Ad

Comments

×