Recent

Type Here to Get Search Results !

Sonic

Super Mario Bros Wonder – Análise – Vale a Pena – Review



Super Mario Bros Wonder é o mais novo jogo do encanador bigodudo que a Nintendo aprontou para este “fim de festa” do Nintendo Switch. Com um novo reino para salvar e diversas habilidades novas, será que este novo Mario 2D ajuda a fechar um dos melhores consoles que a Nintendo já fez com chave de ouro?

Em Super Mario Bros Wonder, Mario e companhia são convidados para irem até o Reino das Flores, e lá o mesmo enredo básico de todo Super Mario acontece, ou seja, o Bowser acaba estragando a festa e colocando o Reino na mais absoluta desordem, e cabe a você e aos seus aliados resolverem essa bagunça. Desta vez, o arqui-rival de Mario se fundiu a um castelo, e está mais poderoso do que nunca.

Agora, você terá que explorar o Reino Flor em busca das Sementes Magna, que são as sementes que você ganha ao final de cada um dos mundos do jogo, para ir desbloqueando o caminho até o Bowser, e assim enfrentá-lo e dar fim a mais esta ameaça.

Como todo jogo do Mario 2D, você terá que avançar pelas fases coletando power ups, evitando cair em armadilhas do cenário e pulando na cabeça de inimigos, mas Super Mario Bros Wonder traz algumas novidades que ajudam a diferenciar o jogo dos capítulos anteriores da franquia.

Agora, você pode equipar insígnias nos seus personagens, que lhe concedem habilidades diferentes. Algumas dessas insígnias servem para modificar os saltos de Mario, já outras para você ter alguma vantagem, como já começar usando um Super Cogumelo, por exemplo, ou um sensor que te avisa quando você está próximo de algum segredo das fases.

Além disso, também há insígnias avançadas, que servem para mudar completamente o gameplay, como uma em que Mario fica saltando incessantemente pelo cenário e você tem que calibrar os pulos para atingir os locais mais avançados.

Além dessas insígnias, o jogo também conta com power ups que a gente já conhece, como o Super Cogumelo e a Flor de Fogo, e também novos, como a Flor que solta bolhas, a transformação de Elefante e também a transformação que dá a Mario um chapéu de broca, que eu achei de longe a mais útil do jogo.

Para avançar pelos mundos do jogo, você tem que ir coletando sementes que você recebe ao completar as fases desses mundos. Fases normais possuem duas sementes, sendo que uma você ganha ao completar a fase e outra você ganha quando encontra a Wonder Flower, uma flor que modifica a fase e geralmente traz algum desafio bem criativo ao estágio.

Além disso, as fases ainda contam com as moedas normais e também moedas roxas, que podem ser usadas nas lojinhas espalhadas pelos mundos do jogo para comprar vidas, sementes, emblemas e assim por diante.

As fases de Super Mario Bros Wonder são de longe o maior destaque do jogo. A Nintendo realmente deu asas à criatividade nos estágios e quanto mais você joga o jogo, melhores as fases vão ficando. O jogo começa bem com aquela cara de Mario, com fases tradicionais, mas logo tudo muda e você vai encontrando desafios variados e no geral muito legais.

Além das fases normais, os mundos de Super Mario Bros Wonder também contam com fases que são desafios das insígnias que você pode coletar pelo jogo ou até para você desbloquear essas insígnias, e também algumas fases especiais para ensinar você certas mecânicas do jogo, ou para você exterminar todos os inimigos do cenário no menor tempo possível.

Para completar, como de costume, cada mundo tem seu tema, como o mundo do deserto (onde as fases são miragens que você precisa procurar pelo cenário) ou o mundo do gelo ou ainda o mundo da escavação e assim por diante. Tudo isso são coisas que a gente já viu dentro da franquia Mario, mas com alguns truques novos e modificações que ficaram bem legais.

O componente online de Super Mario Bros Wonder é bem simples. Nele, você coloca placas em locais da fase onde você acha difíceis e eles passam a funcionar como checkpoints para outros jogadores. Além disso, é possível ver os fantasmas de outros jogadores passando pelas fases (sim, parece Dark Souls, já que não conseguimos fazer um review sem uma referência ao jogo da From Software).

No geral, Super Mario Bros Wonder é um jogo bem interessante, e certamente vai fazer os fãs da franquia gostarem demais dele, mas para mim, ele tem um grande problema: que é o fato dele ser fácil demais.

No jogo, cada fase tem uma classificação de dificuldade de 1 a 5 estrelas, mas as únicas fases que realmente apresentam algum desafio dentro do jogo são as de 5 estrelas, mesmo as de 4 não chegaram a me necessitar mais de no máximo duas ou três tentativas para passar delas, e elas só aparecem com mais frequência da metade do final do jogo.

Dessa forma, por mais que o jogo seja muito bonito e cheio de coisas diferentes pra fazer, o que eu acabei sentindo por boa parte dele foi tédio, porque tudo era muito fácil, e o único desafio real das fases era pegar tudo o que ela tinha a oferecer, e esse desafio era basicamente repetir a fase.

Mesmo nos chefes do jogo, que é basicamente o Bowser Jr e o Bowser, as coisas são bem fáceis, até porque dessa vez a Nintendo não só colocou um checkpoint logo antes dele, mas também você pode pegar um Power Up logo antes de enfrentá-los, ou seja, não é como em jogos antigos quando você morre e volta pequeno e tem que se virar pra não errar nada.

As fases em que você enfrenta o navio do Bowser também são bem fáceis, ainda mais no “chefe final” delas, que é basicamente evitar os ataques, chegar no final e apertar um botão para vencê-la. Quando isso aconteceu da primeira vez, eu fiquei incrédulo pensando que não podia ter sido só aquilo.

Esse problema, aliás, parece recorrente nos últimos jogos da Nintendo mais voltado pro público mais novo. Tudo bem que fazer um jogo muito difícil iria acabar com a graça dele para os mais novos, mas os mundos do jogo poderiam ter mais fases desafiadoras como opcionais, até porque, para chegar ao final de cada mundo, você precisa de um número bem baixo de sementes, então é possível terminar cada um deles concluindo menos da metade das fases.

Graficamente, Super Mario Bros Wonder é um jogo bem bonito, colorido e vibrante. O jogo é cheio de detalhes que se você for atento, vai te maravilhar, como as tartarugas fazendo cara feia quando estão prestes a te atingir, os goomba que dormem e não te causam dano enquanto estão fazendo isso e coisas do tipo. A Nintendo realmente fez um trabalho de primeira com os visuais do jogo.

Para completar, a trilha sonora do jogo ficou muito boa. As composições de Super Mario Bros Wonder até mesmo remetem a algumas das músicas clássicas de Super Mario World, eu só queria que a trilha sonora tivesse mais algumas faixas mesmo, mas as que estão no jogo são muito boas.

Além disso, este é o primeiro jogo da Nintendo que veio totalmente localizado em português. O que isso significa? Que além das instruções e legendas, o jogo também conta com falas em português. Não, não vemos Mario falando em português nem nada do tipo, as falas características dele ainda são as mesmas da versão em inglês, mas as flores falantes que povoam as fases falam em português com você frases como “Olá!”, “Muito legal”, “Aqui é tão solitário” e coisas do tipo.

Mas e aí, Super Mario Bros Wonder vale a pena?

Super Mario Bros Wonder é um belíssimo jogo de plataforma e uma ótima forma de fechar mais um excelente ano do Nintendo Switch. Se você é fã da franquia Mario, você certamente vai gostar do jogo, mas eu sinceramente queria que ele tivesse mais fases desafiadoras, já que o jogo só apresentou algum desafio mesmo da metade dele pro final, e mesmo assim, o desafio foi bem de leve ainda.

Resumo para os preguiçosos

Super Mario Bros Wonder é mais um acerto da Nintendo Switch e um ótimo jogo de plataforma, ainda que por boa parte do jogo o desafio seja bem baixo. Ele combina belíssimos gráficos a diversas mecânicas novas adicionadas via insígnias e também alguns power ups novos, resultando em um dos melhores jogos 2d do encanador bigodudo.


Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Receitas

Jogos Para Android OBS: FIFA , PES encontra agora aqui .

Below Post Ad

Comments

×